Teoria do conflito nos relacionamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá, tudo jóia?

Todo ser humano, é em si, um universo, um universo de pensamentos, sentimentos e emoções. Todo esse universo desenvolveu-se com o ser a partir de suas próprias experiências, pode ter sido traumas, repressões, invalidação, castração bem como alegria, sentimento de pertencimento, reconhecimento, amor, além dos sistemas de crença, religiosidade, cultura e educação.

Em nossas relações, seja no trabalho, em casa, com amigos, amantes, pais invariavelmente, esses dois universos se encontram e é aí que surge a teoria do conflito dos relacionamentos.

Muitas características são complementares e até apreciadas, porém outras nem tanto. É nesse momento que surge os conflitos nos relacionamentos, é como se houvesse um choque existencial entre esses dois universos, onde entendimento se faz necessário e a observação de si é fundamental nesse processo.

Uma das ferramentas utilizadas pra determinar o perfil de personalidade  e identificar esses choques é o Eneagrama.

“O Eneagrama é um estudo da personalidade de origem Sufi baseado num diagrama de 09 pontas. No mundo moderno, a presença do eneagrama se deve a George Ivanovich Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado. “

O símbolo é um diagrama de nove pontas, contendo os nove tipos distintos de personalidade além de suas interrelações e oferece o caminho de desenvolvimento bem como o ponto de segurança do eneatipo.

O nosso “Eu” é identificado, pelos pensamentos, emoções e ações que praticamos e é em torno deles que o perfil é determinado.

“O reconhecimento do tipo eneagramático permite o mapeamento das respostas emocionais, comportamentais e físicas  em um indivíduo. Desta maneira, é possível promover autoconhecimento e desenhar estratégias de transformação que possibilita atenuar respostas comportamentais consideradas inadequadas ou disfuncionais.”

Pode ser aplicado tanto para o autoconhecimento pessoal, bem como em ambientes corporativos, de modo que cada personalidade possa encaixar adequadamente no perfil de seleção de pessoal.

Quer saber mais sobre o Eneagrama e ver como ele pode te ajudar a promover o autoconhecimento e te ajudar em seus relacionamentos? Entre em contato conosco e agende seu horário. Ele pode ser feito por Skype ou presencialmente.

 

 

Fonte:

wikipedia; “Eneagra” – Apostila, O Novo Tempo; O LEGADO DE THOT: Eneagrama : A mensagem que veio de Sirius

2 Comentários


  1. Metodo muito eficaz, digamos certeiro! Uma metodologia simples no qual demostra um resultado gigante. Quando você se conhece as coisas começam a mudar, o autoconhecimento é importante em nossa vida. Já que temos um vida apenas neste mundo, porque não ser da melhor forma possível. Ser feliz em todos pilares da vida, viver uma vida abundante, na plenitude. Obrigado a Denis Mazini por me avaliar atravez desse metodo que mostrou mais uma vez qual a minha definição, meu perfil, onde posso ir, como posso melhorar. O restante agora é AÇÃO. Indico a todos!
    Como diz uma famosa frase: Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.
    Aquele Abraço.

    Instagram: @ramonferreiracoach

    Responder

  2. Simplesmente um trabalho fantástico e surpreendente. Tem sido uma oportunidade única e motivacional em minha vida.
    Parabéns pelo profissionalismo, dedicação e trabalho incrível. Certamente tornou meus dias e tudo a minha volta melhor. Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *