Teoria do conflito nos relacionamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá, tudo jóia?

Todo ser humano, é em si, um universo, um universo de pensamentos, sentimentos e emoções. Todo esse universo desenvolveu-se com o ser a partir de suas próprias experiências, pode ter sido traumas, repressões, invalidação, castração bem como alegria, sentimento de pertencimento, reconhecimento, amor, além dos sistemas de crença, religiosidade, cultura e educação.

Em nossas relações, seja no trabalho, em casa, com amigos, amantes, pais invariavelmente, esses dois universos se encontram e é aí que surge a teoria do conflito dos relacionamentos.

Muitas características são complementares e até apreciadas, porém outras nem tanto. É nesse momento que surge os conflitos nos relacionamentos, é como se houvesse um choque existencial entre esses dois universos, onde entendimento se faz necessário e a observação de si é fundamental nesse processo.

Uma das ferramentas utilizadas pra determinar o perfil de personalidade  e identificar esses choques é o Eneagrama.

“O Eneagrama é um estudo da personalidade de origem Sufi baseado num diagrama de 09 pontas. No mundo moderno, a presença do eneagrama se deve a George Ivanovich Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado. “

O símbolo é um diagrama de nove pontas, contendo os nove tipos distintos de personalidade além de suas interrelações e oferece o caminho de desenvolvimento bem como o ponto de segurança do eneatipo.

O nosso “Eu” é identificado, pelos pensamentos, emoções e ações que praticamos e é em torno deles que o perfil é determinado.

“O reconhecimento do tipo eneagramático permite o mapeamento das respostas emocionais, comportamentais e físicas  em um indivíduo. Desta maneira, é possível promover autoconhecimento e desenhar estratégias de transformação que possibilita atenuar respostas comportamentais consideradas inadequadas ou disfuncionais.”

Pode ser aplicado tanto para o autoconhecimento pessoal, bem como em ambientes corporativos, de modo que cada personalidade possa encaixar adequadamente no perfil de seleção de pessoal.

Quer saber mais sobre o Eneagrama e ver como ele pode te ajudar a promover o autoconhecimento e te ajudar em seus relacionamentos? Entre em contato conosco e agende seu horário. Ele pode ser feito por Skype ou presencialmente.

 

 

Fonte:

wikipedia; “Eneagra” – Apostila, O Novo Tempo; O LEGADO DE THOT: Eneagrama : A mensagem que veio de Sirius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *